Sobre nós

Santa Rosa de Lima
Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.
Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena.
Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.
Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
uma Escola Católica Dominicana fundada no dia 16 de agosto de 2010 e dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que atende crianças carentes no município de Lupionópolis - PR . Recebeu este nome em homenagem à uma santa dominicana e padroeira da América Latina (Rosa de Lima) e tem como filosofia a Pedagogia de Teresa de Saldanha, fundadora da Congregação: “Educar é formar na criança o espírito, o coração e a inteligência".
Propomos uma Educação integral, personalizada e de qualidade, alicerçada em valores cristãos, morais e éticos objetivando a formação integral do aluno, contribuindo assim na formação de um ser humano ético, responsável, competente, solidário e, acima de tudo, feliz.
Acreditamos na afetividade como princípio fundamental da educação e na disciplina e responsabilidade como fundamento do progresso de nossos educandos. Para isso, contamos com uma equipe pedagógica capacitada e infraestrutura ampla, organizada e sobretudo acolhedora.
Desenvolver a educação integral, formando o espírito, o coração e a inteligência, na vivência das Virtudes e Valores de modo que os alunos possam desenvolver os seus potenciais e realizar os seus sonhos e se tornarem construtores de uma sociedade justa e fraterna.
Fazer o bem sempre e onde seja possível, valorizando a verdade, a solidariedade, o respeito, a confiança, a coragem, a criatividade, a justiça, a simplicidade, a sabedoria, a disciplina, a esperança, o estudo e o desenvolvimento de saberes e competências para uma educação mais humana e integral. O ambiente educativo deve ser um espaço afetivo em que todos se sintam felizes e acolhidos.
Que os princípios orientadores da formação dominicana, aliados a uma sólida preparação acadêmica, possam permitir que as escolas da rede dominicana no Brasil sejam uma referência em formação humana e moral, comum à educação de qualidade, de modo que os alunos e as escolas possam ter sucesso e estar em posições de destaque em suas respectivas regiões, na construção do saber.
Nos dias de hoje, mais do que em qualquer outra época, a educação escolar enfrenta grandes desafios.
Vivemos em um mundo de constantes mudanças, em que há grande quantidade de informações. A tecnologia evoluiu em ritmo acelerado, a sociedade se transforma a cada dia, e juntos caminham os valores
que precisam ser cultivados e vividos.
A Escola Santa Rosa de Lima sendo uma obra social e filantrópica, tem a preocupação de incluir em seu trabalho pedagógico o carisma da pedagogia de Madre Tereza de Saldanha – Fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena:
“Educar é formar na criança o espírito, o coração e a inteligência!”
Oferecendo aos alunos uma educação de qualidade, com princípios e valores éticos, sociais e religiosos. Valores esses, que estão intimamente ligados a pedagogia afetiva que valoriza as interações humanas, o amor ao próximo, a fraternidade e a solidariedade, ações que visam a formação integral de nossos alunos.
Consideramos a criança como futuro cidadão, capaz de pensar por si, a escola também trabalha a concepção pedagógica construtivista, os educadores se preocupam em dar condições para que as crianças desenvolvam a autonomia, levando-a a resolver seus problemas e evitando dar-lhes as respostas prontas. Assim a criança tem liberdade para interagir com os colegas e professor, trocar experiências, pesquisar, e chegar ao conhecimento.
Tendo em vista que a escola oferta a educação infantil e o ensino fundamental, o Ensino da Educação Infantil se constrói por meio das interações, e relações do cotidiano que as crianças convivem e pelas quais constroem sua identidade pessoal e coletiva. Essas atividades envolvem brincar, fantasiar, o imaginar, o aprender, observar, o experimentar, o narrar, e o questionar, no contexto de ensinar e aprender, de forma lúdica e significativa.
O Ensino Fundamental é organizado por faixa etária e contempla um processo de ensino-aprendizagem com currículo flexível e objetos do conhecimento e objetivos de aprendizagem, norteados pela Base Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná, com princípios e direitos, orientados e contemplados na Proposta Pedagógica.
Nesse contexto a escola oferece o ensino com conteúdo organizados sistematicamente incluindo outros saberes com experiências, projetos de leitura, aulas de reforço, teatros, jogos pedagógicos, atividades lúdicas e desportivas, todos voltados as práticas pedagógicas com metodologias ativas diversificadas, tendo como mediador de aprendizagem o professor. Todas as ações educativas são planejadas pelo professor e acompanhadas pela equipe pedagógica e direção.
O envolvimento de toda comunidade escolar educativa faz com que cada criança se sinta acolhida em nossa escola, em um clima de amor e compromisso com a aprendizagem. Em cada ação desenvolvida, procuramos aproximar a família da escola, favorecendo um clima de acolhimento e participação. Juntos, família e escola formam um elo importante na vida escolar do aluno.
Dessa forma, é possível afirmar que o trabalho pedagógico desenvolvido em nossa escola visa uma educação de qualidade para todos.
A Psicologia Escolar fundamenta a atuação produzida na psicologia da educação, no campo profissional, especificamente dentro da Escola. A Psicologia Escolar tem como referência, conhecimentos científicos sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizando-os para compreender os processos e estilos de aprendizagem e direcionar a equipe educativa na busca de um constante aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem.
O Psicólogo Escolar realiza pesquisas, diagnósticos e intervenções psicopedagógicas individuais ou em grupo, realiza orientação aos alunos e Pais, contribui com a formação continuada e orientação de Professores, elabora e coordena projetos educativos
específicos, diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnóstico e tratamentos específicos, cuja natureza transcenda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e a comunidade, supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional.
Sua participação na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões de base, avalia a evolução da criança dentro das fases de desenvolvimento humano infantil, seleciona estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolve técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, realiza programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante.
A atuação do nutricionista na alimentação escolar tem sido cada vez mais essencial devido ao aumento no índice de doenças relacionadas à falta de hábitos alimentares saudáveis na idade infantil.
Para garantir uma alimentação saudável e principalmente o desenvolvimento de hábitos saudáveis a nutricionista escolar:
Realiza o planejamento do cardápio (de acordo com as recomendações do PNAE
Programa Nacional de Alimentação Escolar), visando uma alimentação equilibrada, garantindo a quantidade de nutrientes necessários de acordo com cada faixa etária.
A partir do cardápio estabelece a quantidade de gêneros alimentícios que serão adquiridos, e participa da compra e recebimento dos gêneros alimentícios, zelando pela qualidade dos produtos.
Supervisiona o cumprimento dos cardápios e preparo correto da merenda e manutenção da segurança higiênico sanitário. Acompanha a distribuição e aceitação da merenda escolar, participar dos recreios conversando com os escolares incentivando a experimentar, a conhecer alimentos novos ou que ele não tenha costume de consumir em sua casa.
Realiza a capacitação dos manipuladores de alimentos para atividades operacionais como: recebimento de produtos, armazenamento dos gêneros alimentícios, pré preparo, preparo e distribuição das refeições. Higiene pessoal e das instalações da cozinha, refeitório e estoque.
Identifica os alunos portadoras de alguma patologia e deficiências associadas à nutrição para atendimento nutricional adequado;
Realiza avaliação nutricional de todos os alunos da escola, e se necessário chama os pais ou responsáveis para uma orientação.
Organiza atividades de educação alimentar e nutricional com os alunos, fazendo despertar a curiosidade em conhecer, provar, os alimentos, suas funções, sua importância para nosso corpo, com atividades lúdicas, brincadeiras, vídeos uma forma divertida para atrair a atenção das crianças. Já que o ambiente escolar é o lugar ideal para tal atividade, e a alimentação escolar é uma das ferramentas para isso
Atendimento Especializado
Ciclos
Teresa de Saldanha

"Educar a criança é preparar o homem, ou a mulher, que mais tarde há de exercer um lugar importante na sociedade e que terá talvez grande influência sobre as gerações futuras."
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação e significação. A Educação Infantil é uma etapa de grande importância na vida escolar do aluno. É um período de infinitas descobertas e experiências. O desenvolvimento integral nas dimensões cognitivas, afetivas, ética, de relação interpessoal e inserção social é o objetivo dessa fase.
A Proposta Pedagógica Curricular da Educação Infantil contempla ações pedagógicas e educativas, respeita a faixa etária do aluno e trabalha os conteúdos de forma contextualizada. Através do trabalho proposto nela a criança amplia gradativamente seu repertório de gestos instrumentais e a coordenação de vários segmentos motores. Neste momento, a criança começa a planejar suas ações, narrando o que vai fazer.
Compreendendo que esta é uma etapa lúdica, se faz imprescindível oportunizar atividades voltadas às brincadeiras que possam exercitar a capacidade de criar, pois através de brincadeiras a criança articula suas emoções, cria situações e insere-se no mundo do adulto.
A Escola Santa Rosa de Lima oferece à criança um ambiente religioso, alegre, afetivo, dinâmico e lúdico para que aprendizagem seja significativa.
A Proposta Pedagógica Curricular da instituição contempla o saber e o lazer. Visando uma escola dinâmica e atuante no desenvolvimento do cidadão ativo enquanto ser social e intelectual e correspondendo às necessidades sociais e históricas garantidas pela legislação e a formação indispensável para o exercício da cidadania, nossa Escola garante qualidade de ensino alicerçada em valores cristãos, morais e éticos.
Partindo deste pressuposto, o planejamento é construído de acordo com a realidade de cada sala de aula. Neste sentido, sugere-se que cada professor respeite a curiosidade do educando, o seu gosto, a sua linguagem. Ou seja, o bom senso de planejar direciona ao respeito, à autonomia e à realidade do aluno.
Os conteúdos elencados nos planejamentos do 1º ao 5º anos estão fundamentados no Currículo Básico da Escola Pública do Paraná e nos Parâmetros Curriculares Nacionais levando-se em consideração a particularidade de cada aluno.
Todos os trabalhos são desenvolvidos por uma equipe educativa especializada, com o apoio do Sistema Maxi, que orienta os alunos a seguirem uma proposta educacional embasada nos princípios e valores do pensamento humanista dominicano.
Também no Ensino Fundamental criança conta com um ambiente religioso, alegre, afetivo, dinâmico e lúdico para que aprendizagem seja significativa.
A Escola Santa Rosa de Lima - Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolve Atividades Curriculares Complementares que promovem ações educativas.
Tais atividades como a Tarefa Orientada, Reforço Escolar, Atividades Desportivas, Atividades Artísticas, a Dança e a Informática tem acompanhamento pedagógico, psicológico e social, o que contribui com a formação humana, com o direito de aprender, bem como com o direito à vida, à saúde, à liberdade, à dignidade, ao respeito e convivência familiar e comunitária, requisitos necessários para o desenvolvimento de uma sociedade democrática.
Desta forma, é possível afirmar que as Atividades Curriculares Complementares, que são diversificadas e trabalhadas de forma interdisciplinar, garantem uma aprendizagem de qualidade e permitem à criança descobrir-se enquanto pessoa que pensa e que é capaz de se relacionar com os outros.
